• liderança
  • gestão de equipas
  • desenvolvimento
  • capital humano

Um novo processo para repensar a gestão das pessoas em saúde

Artigo sobre a Bolsa "Capital Humano em Saúde", em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), partilhado na Revista "Gestão Hospitalar"

A equipa nobox

​​A Bolsa Capital Humano em Saúde, promovida pela APAH com consultoria técnica da Nobox e apoio Gilead Sciences, é uma oportunidade para que as organizações de saúde possam trabalhar problemas concretos das suas instituições, e construir soluções inovadoras e pragmáticas em projetos que possam ter impacto nas pessoas.

Depois de uma fase inicial que contou com 19 candidaturas de instituições do SNS, foram selecionadas 12 Instituições de Saúde para participar no Bootcamp preparatório, nos dias 10 e 11 de março de 2022, em Coimbra.

Bootcamp preparatório - uma experiência de imersão e colaboração

Nesta sessão preparatória imersiva, as equipas receberam apoio da nobox para explorar e  caracterizar objetivamente o problema com que se candidataram, recorrendo a ferramentas de análise e desconstrução de problemas, construção de personas, entrevistas, entre outras metodologias, de forma a que conseguíssemos ir além dos sintomas das equipas (desmotivação, resistência à mudança, …) e conseguíssemos diagnosticar a causa desses sintomas. 

Através deste processo de exploração intensa, as equipas puderam repensar e ver o problema numa outra perspetiva, facilitando o processo de construção do Projeto de Melhoria do Capital Humano e a preparação da sua apresentação eficaz ao júri da iniciativa.

Independentemente dos projetos que foram selecionados para progredir na bolsa, a participação neste Bootcamp permitiu que todas as instituições pudessem:

  • Melhorar a caracterização do problema e a sua estruturação para um projeto;
  • Conhecer algumas ferramentas práticas que possam ser usadas futuramente neste e noutros problemas;
  • Ter oportunidade de entender e partilhar com outras realidades do setor da saúde que podem inspirar ideias e promover networking.

Resultados - Projetos de Melhoria do Capital Humano 

O Bootcamp foi estruturado de forma a poder apoiar as equipas na construção e melhoria de projetos que possam traduzir-se em resultados e mudanças efetivas. Para isso, os fatores críticos a ter em conta foram: 

  1. Ter o projeto bem definido, com o problema bem analisado e caracterizado e com soluções pragmáticas e fortemente focadas no problema;
  2. Ter os decisores verdadeiramente comprometidos e com a consciência sobre os riscos e o retorno dos projetos para os objetivos estratégicos da Instituição;
  3. Ter os líderes dos projetos capacitados para envolver, mobilizar e influenciar as equipas para serem agentes ativos nas mudanças que os projetos implicam.

Os Projetos de Melhoria do Capital Humano resultantes foram apresentados numa Sessão de “Pitch” ao Júri da iniciativa, que foi presidido por Alexandre Lourenço, Presidente da APAH e integrou os Senhoras(es) Bastonárias(os) da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Psicólogos.

As 3 instituições vencedoras foram o Hospital de Braga, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), que terão agora acesso a um Programa de consultoria especializado com a nobox que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano.

Uma Bolsa de Ideias para inspirar as instituições de saúde em Portugal

O novo formato da Bolsa “Capital Humano em Saúde” procura contribuir de forma ainda mais efetiva para o apoio e capacitação das Instituições de Saúde no reconhecimento e valorização de todo o seu capital humano. 

Além de um maior apoio às instituições candidatas durante todo o processo de candidatura e o programa de apoio especializado aos vencedores, esta bolsa serve também como uma plataforma para a partilha de experiências e boas práticas que possam desafiar e inspirar as equipas de saúde de todo o país, podendo encontrar projetos replicáveis em áreas ou problemas transversais ao SNS.

A equipa nobox